Sabores da Índia - Home

Arenque Indiano

Hindu - Eka Prakaara ka Machhali

O Arenque Indiano, Tenualosa ilisha (Hamilton, 1822), família dos Culpidae, é uma espécie tropical, de latitudes entre os 33°N e os 7°N, pelágica, que tolera bem água salgada, salobra e doce, e vive em profundidades até aos 200 m.

Frequenta a parte norte do Oceano Índico, desde o Mar Arábico até à Birmânia – actual Myanmar -, incluindo as costas oriental e ocidental da Índia, e vários rios.

Forma cardumes em águas costeiras e penetra nos rios até 1.200 km, embora normalmente não exceda os 50 – 100 km. Nadador rápido, conhecido por percorrer até 70 km num só dia, pode ver as suas migrações limitadas por barragens fluviais. Populações existentes no Ganges profundo podem ser já permanentes. Alimenta-se principalmente de plâncton, que filtra da água, mas também esgravatando fundos lodosos dos rios. Procria essencialmente em meio fluvial, durante a monção de sudoeste (Julho/Agosto), mas também entre Janeiro e Fevereiro/Março. No estado adulto, pode chegar aos 60 cm de comprimento e pesar 2 kg.

Na Índia, é especialmente abundante nas costas dos estados de Maharashtra, Gujarat e Orissa, onde é capturado sobretudo entre Fevereiro e Maio, e depois entre Agosto e Dezembro. É vendido fresco e seco, depois de submetido a salga.

Arenque Indiano
Cortesia Fish Base / Robbie Cada

Tenualosa ilisha (Hamilton, 1822)
Desenho ampliado

 Sabores da Índia - Home























statistics in vBulletin