Sabores da Índia - Home

Gin Letho

Apetitoso digestivo que é uma mistura de Gengibre jovem aromatizado com Lima, Alho frito, e sementes de Sésamo torradas. Originário da Birmânia, para onde se estendeu também o hábito do consumo de misturas de especiarias como digestivos, é um perfeito remate para qualquer refeição Indiana.

Ingredientes

Quant.

Unid.

Ingrediente

Observações

35

gr

Gengibre

Fresco, e muito novo, com pele transparente e as pontas do rizoma cor de rosa. Se mais velho, usar os nódulos mais pequenos que se projectam da parte principal do rizoma. Melhor ainda será usar Gengibre conservado em Xarope, das lojas de comida chinesa.

3

c. sopa

Sumo de Lima

Pode substituir-se por Sumo de Limão

4

dente

Alho

Em fatias finas, cortadas longitudinalmente

1

c. sopa

Sésamo

-

2

c. sopa

Óleo de Amendoim

Ou outro óleo de cozinha

1

c. sopa

Óleo de Sésamo

-

q.b.

-

Sal

-

Procedimentos

  1. Cortar o Gengibre em fatias finas, e pô-las de molho no Sumo de Lima durante 2 - 3 horas.

  2. Numa frigideira seca, sobre lume médio, torrar, mexendo sempre, as Sementes de Sésamo até ficarem bem louras, mas não queimadas. Deitá-las imediatamente num prato, para arrefecerem.

  3. Misturar os Óleos de Sésamo e Amendoim, aquecê-los, e fritar as fatias de Alho até ficarem de cor loura pálida. Cuidado, porque rapidamente acastanham e queimam.

  4. Distribuir o Alho frito sobre uma toalha de papel, e deixá-lo arrefecer.

  5. Escorrer o Gengibre, rejeitando o Sumo de Lima, e, numa tigela, juntá-lo com o Alho e as Sementes de Sésamo, e, se desejado, um pouco de Sal. Misturar bem, mas suavemente.

Sabores da Índia - Home