Sabores da Índia - Home

Thali

Thali é um estilo de servir uma refeição que tira o nome da peça que lhe está na base: o thal.

Num thal são postos vários katoris e thalis contendo vários pratos e acompanhamentos – doces inclusive -, sendo o inevitável arroz, e o pão, muitas vezes servidos sobre o próprio thal. É à mão que tradicionalmente se vão consumindo os vários pratos e acompanhamentos, misturados com o arroz e apanhados com o pão.

Mais popular no sul da Índia, onde é fundamentalmente vegetariano, o thali rareia à medida que se viaja para norte, tornando-se também mais 'carnívoro'.

Tido como emblemático dos restaurantes mais baratos, e sendo pouco adaptado aos hábitos ocidentais, pouco se vê nos restaurantes Indianos espalhados pela Europa. Uma pena, porque o thali permitiria aos clientes experimentarem, numa só refeição, ainda que em pequenas quantidades, diferentes e diversificadas especialidades. Deparámos com uma excepção no bem elegante The Tandoor, em Leidseplein 19, Amesterdão, uma delegação do restaurante com o mesmo nome em Nova Delhi. Aí, a preços acessíveis, um serviço de luxo, com thal e katoris de prata maciça, bem ao contrário deste mais modesto exemplo caseiro.

Nos restaurantes mesmo mais populares, o thal dá lugar a uma folha de Bananeira como suporte para os vários elementos da refeição.

 Sabores da Índia - Home